Ao menos 20 empreendimentos já confirmaram presença na terceira Feira Territorial da Agricultura Familiar do Piemonte do Paraguaçu que acontece, entre os dias 20 e 24 de março, durante a ExpoParaguaçu 2019 no Parque do Horto de Itaberaba, na região da Chapada Diamantina. A feira deve ofertar entre 5 e 10 toneladas de alimentos orgânicos, além do artesanato com a ‘arte do barro’ típicos da Território de Identidade. Durante a Feira de Alimentos — com destaque para o abacaxi, a batata-doce, o aipim, a mandioca, o inhame, a melancia, a abóbora, o milho e as bananas da terra (café), da prata e das hortaliças — serão realizadas oficinas de formação, ministradas por técnicos da Embrapa e da Seagri/Bahia, voltados para os integrantes dos grupos familiares e tratando do manejo da palma e do abacaxi para a alimentação animal.
A Feira Territorial da Agricultura Familiar deve reunir mais de 100 grupos familiares da Agricultura Familiar do Piemonte do Paraguaçu, representados pelos 20 empreendimentos que estarão presentes ao evento deste ano. A estratégia é utilizada para ampliar a participação dos pequeno produtores rurais, expondo seus produtos e diversificando a oferta de alimentos livres de agrotóxicos. “Na verdade, cada empreendimento desses representa cerca 5 ou mais famílias da agricultura familiar. Esses grupos são articulados com o apoio das associações de produtores. Então, um ‘empreendimento’ de uma determinada localidade virá representando outros tantos produtores dessa comunidade. Sendo assim, ampliamos a participação dos pequenos produtores no evento”, informa Salomão Danilo, coordenador executivo da 3ª Feira Territorial.
Conforme dados, a Feira Territorial da Agricultura Familiar vai contar ainda com a participação de empreendimentos relacionados com o artesanato do Piemonte do Paraguaçu, o que inclui a milenar ‘arte do barro’, com direito a ‘oficina de oleiro’ e dinâmicas interativas no ‘torno de modelagem’. Artesãos de todo Território de Identidade já confirmaram presença nesta que vai ser uma das maiores Feiras de todos os tempos. A ExpoParaguaçu 2019 abrigará, além das feiras Territorial da Agricultura Familiar e de Animais de Alta Genética, a Feira de Aves e Pequenos Animais e o primeiro Festival Gastronômico do Piemonte do Paraguaçu, além da primeira etapa da Copa de Páscoa de Caprinos e Ovinos. Este ano, a Feira promete ser uma das maiores de todos os tempos, a começar pelo novo espaço que, com o dobro do tamanho, deve aumentar o número de expositores.
O evento é uma realização da Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio (Seagri), com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através das secretarias estaduais da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri/Bahia), de Desenvolvimento Rural (SDR), além da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Esta edição da Feira conta ainda com o apoio da Associação dos Criadores do Cavalo Campolina da Bahia (ACCCBA) e da Associação do Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA) que, em parceria com Associação Brasileira de Santa Inês (ABSI), realizará a primeira etapa da Copa de Pascoa 2019 durante a 3ª ExpoParaguaçu de Itaberaba. As informações são da Secom.
Leia também
Chapada: Estruturas móveis chegam ao Parque do Horto para a ExpoParaguaçu 2019 em Itaberaba
Chapada: Feira de aves e pequenos animais é mais uma atração da ExpoParaguaçu 2019 em Itaberaba
Itaberaba: Exposição agropecuária terá primeiro Festival Gastronômico do Piemonte do Paraguaçu
Chapada: Itaberaba recebe etapa da Copa da Páscoa pela primeira vez durante a ExpoParaguaçu 2019
Chapada: Horto que receberá a ExpoParaguaçu 2019 está quase pronto para o evento em Itaberaba