O apresentador e comediante Danilo Gentili perdeu outra ação, só que agora no Rio de Janeiro e movida pelo deputado Marcelo Freixo (PSOL). A 26ª Câmara Cível o condenou a pagar R$20 mil ao deputado devido a ofensas nas redes sociais. Em um tweet publicado em 2017, Gentili chamou Freixo de, entre outras ofensas, “deputado de merda, farsante” e ainda perguntou: “E os seus black blocs? Mataram mais alguém esses dias?”. A informação é do jornal O Globo.
Além desta, outra condenação pesa para Gentili, ele foi condenado a seis meses de prisão em regime semiaberto pela 5ª Vara Criminal Federal de São Paulo por ofensas contra a deputada do PT Maria do Rosário. A condenação pelas injúrias contra a deputada petista gerou um forte debate na última semana sobre liberdade de expressão, encampada pelo próprio apresentador, que agora recorre aos fãs para reverter o caso.
Nas redes sociais, Rosário afirmou que a condenação é um chamado ao respeito e ao bom senso. Já o presidente Jair Bolsonaro saiu em defesa do comediante após a primeira condenação. Pelo Twitter, Bolsonaro disse que o apresentador exerceu seu direito de livre expressão e sua profissão.
“Me solidarizo com o apresentador e comediante @DaniloGentili ao exercer seu direito de livre expressão e sua profissão, da qual, por vezes, eu mesmo sou alvo, mas compreendo que são piadas e faz parte do jogo, algo que infelizmente vale para uns e não para outros” disse o presidente. Com informações da Carta Capital.
Leia também