Estratégias de segurança e prevenção de ocorrências do Arraiá da Ita 2019, em Itaberaba, na Chapada Diamantina, foram o tema de uma reunião realizada na última sexta-feira (3), entre Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, o GRER, a SMTT e a Secretaria de Cultura. A principal medida de segurança adotada será a proibição do acesso ao circuito com garrafas/vasilhames de vidro esse ano. A fiscalização será rígida e há previsão de aplicação de multa e até apreensão da mercadoria, tanto de quem estiver fazendo uso ou comercializando.
Dentre outros pontos discutidos estavam as vias de acesso ao circuito, horários e a localização das equipes de segurança. Os detectores de metal, já utilizados no ano anterior, estão garantidos e há possibilidade do aumento na quantidade dos aparelhos neste ano. Segundo as informações, haverá videomonitoramento em todos pontos do evento, através de 15 câmeras. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) também vai funcionar em regime especial, e estarão disponíveis três médicos, dois enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem.
Participaram da reunião o prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), a organização do São João (Secretaria de Cultura), a vice prefeita Maria José Novais, capitão Danilo da Rondesp, o delegado Fábio Pereira, o comandante do 11° Batalhão da Polícia Militar, coronel Marcelo Queiroz; tenente Uirlei, tenente Miranda e o soldado Vinicius do 11° Grupamento do Corpo de Bombeiros, coordenador do GRER, Sérgio França, Sidevaldo Santana Coordenador da Guarda Municipal e Washington Wady da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito. Jornal da Chapada com informações de assessoria.