A nova decisão da Câmara, de conceder passaportes diplomáticos aos familiares de deputados brasileiros, beneficiou ao menos 404 filhos e cônjuges dos políticos. O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), é o mais beneficiado, somando sete passaportes emitidos para seus filhos e esposa. O montante supera o número de deputados que já possuem o documento (369) e dos que ainda não, mas poderiam requerer (144). O documento garante, entre outros, privilégios em viagens internacionais.
Segundo a Presidência da Casa e o Itamaraty, não há nenhuma irregularidade nas emissões. O passaporte diplomático – uma das cinco modalidades desse documento que o Brasil emite – apresenta diferenciais como uma maior facilidade de trânsito internacional, o acesso à fila separada no serviço de imigração e menor burocracia na hora de obter vistos. O motivo é o fato de o documento evidenciar um reconhecimento do governo ao portador.
Sete deputados seguem Rodrigo Maia no quesito maior número de familiares beneficiados, com seis passaportes concedidos cada. Artur Lira (PP-AL), Celso Sabino (PSDB-PA), Cláudio Cajado (PP-BA), Da Vitória (Cidadania-ES), Edilázio Júnior (PSD-MA), Newton Cardoso Júnior (MDB-MG) e Marcelo Aro (PP-MG). Os demais parlamentares têm entre cinco, quatro, três e dois passaportes. Jornal da Chapada com informações do site Yahoo Notícias.