A reunião para construção do Plano de Ação Territorial da Bovinocultura de Leite do Território do Piemonte do Paraguaçu, ocorrida na última segunda-feira (27), através do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) do Banco do Nordeste (BNB), foi considerada importante pelos produtores. Entre os presentes estava o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Boa Vista do Tupim, João Aparecido, o popular João do Sindicato.
O evento contou com a participação de representantes de sete dos nove municípios do Território de Identidade do Piemonte do Paraguaçu que integram o Prodeter. Dentre eles representantes de Ruy Barbosa, Itaberaba, Piritiba, Mundo Novo, Macajuba e Iaçu, além de João. Eles puderam discutir os principais gargalos da cadeia produtiva da Bovinocultura de Leite do Território do Piemonte do Paraguaçu.
Programa
O Prodeter é um conjunto de estratégias com objetivo de potencializar a competitividade das atividades produtivas regionais, como a construção e implementação de plano de ação e dotação orçamentária para financiamentos, o fortalecimento da governança por meio de comitês locais e territoriais, além da integração das políticas públicas necessárias ao desenvolvimento local e territorial.
É papel dos comitês locais e territoriais priorizar as atividades econômicas com maior potencial competitivo, estabelecendo parcerias para acabar com os entraves ao seu desenvolvimento e promover a expansão do crédito. Dessa forma, o Programa atua ativamente na organização das atividades produtivas, favorecendo, entre outros aspectos, a cooperação entre empreendedores e parceiros, a difusão de tecnologia e inovação e o apoio à execução de políticas públicas que promovam o desenvolvimento da população da Região. Jornal da Chapada com informações de assessoria.