O concurso do Edital nº 002/2016, para preenchimento de cargos públicos em Itaberaba, cidade da Chapada Diamantina, foi cancelado, conforme decisão publicada no Diário Oficial do Município (DOM) da última sexta-feira (26). Segundo a Comissão Apuradora, não havia outra decisão a ser tomada. Isso porque inúmeras irregularidades encontradas, bem como o histórico de suspeição e fatos anteriores envolvendo a empresa responsável pelo certame que deram causa a essa investigação.
Para a atual gestão municipal, do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), “é de suma importância garantir equidade durante um processo como esse, e jamais será conivente com qualquer ato que ultrapasse esse princípio e possa ceifar o direito igualitário de todos, promovendo facilidades ou burlando a lei para permitir a aprovação que não seja tão somente por mérito próprio”.
Com essa publicação serão iniciados os trâmites legais. Em breve serão divulgadas as informações sobre a devolução das taxas de inscrição aos mais de 8 mil participantes, através da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz). Em seguida será feito um estudo minucioso sobre a realização de um novo concurso público.
A equipe da gestão ‘Cidade de Todos’ afirmou que desta vez irá “garantir um processo limpo e transparente, pautado apenas pelo princípio da equidade e da isonomia e, como critério avaliativo, tão somente o mérito de cada candidato”. Jornal da Chapada com informações de assessoria.