Habitada por riquezas naturais e localizada na região da Chapada Diamantina, a cidade de Mucugê recebe, desta quinta (15) até o domingo (18), mais uma edição do Festival Literário de Mucugê (Fligê). A feira deste ano presta homenagem ao poeta baiano Castro Alves. A Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA) está presente em mais um evento literário no estado com a Biblioteca de Extensão (Bibex). A unidade móvel leva ao público atividades lúdicas, contações de histórias, exposições, dentre outras ações.
O supervisor de ações culturais, Raí Santana, falou sobre a participação da Bibex no evento. “A expectativa é muito grande, porque será a nossa primeira participação na Fligê”. Ainda segundo ele, a Bibex vai levar uma exposição bibliográfica do homenageado, disponível para o público durante todo o Festival. Além das atividades da Bibex, o público pode conferir na primeira mesa de conversa da Fligê, na sexta-feira (16), às 10h30, um bate papo com Jamille Borges, Wesley Correia e mediação do diretor geral da FPC, Zulu Araújo, sobre Afrofuturismo: o devir negro e a literatura.
A Biblioteca de Extensão promove diariamente atividades de incentivo a leitura ao público infantil através de projetos como o Lê Bairros e o Domingo na Praça. Outro ponto forte da Bibex é a participação da unidade móvel que circula por todo o Estado da Bahia levando as atividades à população do interior. A unidade é integrada ao Sistema de Bibliotecas Públicas da Fundação Pedro Calmon. Fundada em abril de 1965, a Bibex tem como destaque as contações de histórias e as brincadeiras lúdicas visando o incentivo a leitura. As informações são do FPC.
Leia também