A ‘Semana do Bebê’ de Itaberaba, cidade da Chapada Diamantina, foi lançada na última segunda-feira (26), em uma sessão solene na Câmara Municipal de Vereadores. O projeto da gestão municipal ‘Cidade de Todos’, do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), atenderá do pré-natal às crianças com até 6 anos de idade. A ação acontece até o próximo sábado (31). A Semana vai mobilizar a Saúde, a Educação e a Assistência Social do município em torno de assuntos como os cuidados com o parto. Na oportunidade, os jovens que integram o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) apresentaram as ações que integram o Plano Municipal para a Primeira Infância, em votação na casa legislativa.
A programação da Semana do Bebê de Itaberaba inclui ações intersetoriais em toda a esfera pública municipal, envolvendo Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino (RMS), Unidades de Saúde da Família (USFs) e todos os demais equipamentos, que compõem a rede de proteção socioassistencial do município, a exemplo dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e da Praça do CEU das Artes. O prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB) participou da cerimônia de abertura, acompanhado pela primeira-dama do município e secretária de Ação Social, Suzana Matias.
Também participaram os secretários municipais de Comunicação, Ana Fabrícia de Mattos, de Cultura, Nalva Nolácio, de Educação, Nogma Andrade Britto, e de Desporto, Lazer e Turismo, Luiz Alberto do Bomfim, além de coordenadores, gerentes e demais colaboradores da gestão ‘Cidade de Todos’. O vereador Peba também esteve presente, representando o Poder Legislativo. Em seu pronunciamento, o gestor destacou a intersetorialidade das políticas implementadas pela sua gestão nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social e Esporte.
“Estamos ampliando a rede de atenção à primeira infância, implantando novas creches nos bairros, melhorando a infraestrutura das existentes, promovendo uma atenção especial às gestantes, estimulando o Parto Natural e o Projeto Primeira Infância, que realiza o acompanhamento social do pré-natal aos 6 anos de idade, além das ações no esporte que fortalecem o desenvolvimento saudável de todas as crianças”, disse o prefeito. Jornal da Chapada com informações de assessoria.