• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

Contaminação por chumbo em Santo Amaro preocupa moradores; Valmir quer ouvir governo Francês

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
3 setembro 2019 - 16h07
no Cidades, Curiosidades, Menu Principal, Saúde
0
Contaminação por chumbo em Santo Amaro preocupa moradores; Valmir quer ouvir governo Francês

O deputado federal Valmir Assunção durante audiência pública em Santo Amaro sobre casos e contaminação de chumbo - FOTO Jonas Santos 2

O deputado federal Valmir Assunção durante audiência pública em Santo Amaro sobre casos e contaminação de chumbo | FOTO: Jonas Santos |

A população do município de Santo Amaro, no recôncavo baiano, quer resolução para um problema antigo que afeta a vida de todos até hoje: o caso de contaminação por chumbo pela empresa Plumbum-Mineração e Metalurgia Ltda (com envolvimento do governo Francês), fechada em 1993, mas os casos de contaminação ainda permanecem. Nesta segunda-feira (2), uma audiência pública capitaneada pelo deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), via Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, aprofundou o debate e cobrou a resolução do problema de forma urgente, além de questionar o governo da França pela participação com a empresa. Valmir salienta que a denúncia será levada para as secretarias estaduais de Saúde (Sesab) e Meio Ambiente (Sema) para analisar a indenização dos trabalhadores.

“Vamos encaminhar um protocolo de atuação da saúde não só para prevenção em relação à contaminação, mas também para as pessoas que já estão contaminadas. A intenção é articular essa denúncia internacionalmente. Este mês vamos articular um documento para a embaixada da França, porque o governo francês teve envolvimento com a mineradora de Santo Amaro”. Ainda conforme o deputado baiano, em 2014 a empresa foi condenada a pagar indenização mediante comprovação da contaminação. “Só que até hoje o pagamento ainda não foi feito, e passivos ambientais e de saúde precisam ser debatidos para encontrarmos soluções. Por isso, essa audiência pública é fundamental para que possamos cobrar resolução e manter o diálogo com mediação”.

Veja mais fotos

Este slideshow necessita de JavaScript.

O município de Santo Amaro manteve intensa atividade de extração metalúrgica de chumbo entre 1956 e 1993. A Plumbum-Mineração e Metalurgia Ltda produziu entre 11 e 32 mil toneladas de chumbo por ano e gerou um passivo ambiental que vem sendo estudado desde a década de 1970. Conforme pesquisas já realizadas, resíduos típicos desta atividade constituem-se principalmente de óxidos de Silício, Cálcio, Ferro, Zinco, Chumbo e Enxofre, contendo traços de Cádmio, Arsênio, Antimônio, Cobalto e Cromo. E na audiência desta segunda, além de frisar esses assuntos, uma mesa de especialistas tratou de aprofundar os danos causados à população devido à contaminação. O tema foi alvo de pesquisa de mestrado defendida na UFBA em 2010, por exemplo.

Na mesa de debates o representante da diretoria de Políticas Públicas de Biodiversidade e Flores, órgão ligado à Sema, Wilson Rabelo, a secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis, o titular de Saúde de Santo Amaro, Holmes Filho, a coordenadora de Atenção à Saúde do Trabalhador da Sesab, Ely Mascarenhas, e a professora Juliana Neves, que representou a UFRB. Compuseram a mesa ainda a representante da Defensoria Pública, Ana Carolina de Castro, a procuradora da República, titular do 18º Ofício de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural, Vanessa Previtara, e a coordenadora-geral do Departamento de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Isabel Paredes. O representante da Acbantu, Raimundo Konmannanjy, o representante da Avicca, Adailson Pereira Moura e o membro do Inema, Anderson Carneiro de Souza, também estiveram na mesa para os debates.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

Seis estudantes baianos tomarão posse como deputados federais no Parlamento Jovem Brasileiro 2019

Próximo Post

Pedro Tavares apela ao governo em favor da renegociação das dívidas dos cacauicultores

Próximo Post
Pedro Tavares apela ao governo em favor da renegociação das dívidas dos cacauicultores

Pedro Tavares apela ao governo em favor da renegociação das dívidas dos cacauicultores

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.