Com o tema ‘Bahia Desconhecida’, o programa Globo Repórter (Rede Globo) do dia 13 de setembro de 2019 revela uma Bahia que os próprios baianos ainda não descobriram. Oculta por altas montanhas, protegida em subterrâneos intocados. Um desses lugares é a vila de Santo Inácio, no município de Gentio do Ouro. Há 65 anos o vilarejo não tem uma ocorrência policial e sua cadeia pública está em ruínas por falta de uso. O local, embora muitos não saibam, é a ‘Cidade de Pedras ou a Cidade Perdida do explorador francês Apollinaire Frot’ e tudo indica ser a suposta cidade perdida denominada ‘Cidade de Raposo de 1753’ (provável ‘Cidade Z’) pelo explorador inglês Percy Fawcett.
Foram quatro dias de gravações na vila de Santo Inácio, localizada no circuito turístico Chapada Velha, na Chapada Diamantina. Durante as filmagens, o repórter José Raimundo declarou conhecer muitos lugares bonitos no mundo e “um deles é Santo Inácio”. Assim como não faltaram elogios de toda a equipe, entre eles que “Santo Inácio lembra o Projac na Rede Globo” e “um lugar ideal para gravar uma novela”. O programa vai ao ar sempre sexta-feira por volta das 22h20.
José Raimundo e sua equipe também foram conhecer as belezas de Morro do Chapéu. Eles filmaram na gruta dos Brejões, uma das maiores cavernas do Brasil. São 123 metros de altura, 60 metros de largura e cerca de oito quilômetros de extensão de túneis esculpidos pela natureza. No local, existe até um monumento bem parecido com o morro do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. Por fim, a Cachoeira da Fumaça, em Palmeiras, um lugar que atrai brasileiros e estrangeiros com seus quase 400 metros de queda d’água, cercada de paredões de rochas e mata nativa. Um verdadeiro presente da natureza, que proporciona uma vista de tirar o fôlego.
Jornal da Chapada
Assista ao programa completo
Veja vídeo de chamada
Leia também
Chapada: ‘Globo Repórter’ explora região de Gentio do Ouro como tema de reportagem nesta sexta