Depois de realizar cerca de mil atendimentos no município de Botuporã, a Caravana da Justiça Social, ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS), em parceria com a prefeitura municipal, fez sua segunda parada nesta segunda-feira (23), em Oliveira dos Brejinhos, na Chapada Diamantina. O mutirão aconteceu na Escola Municipal Maria Guedes de Oliveira.
A ação itinerante, que tem o objetivo de levar até às pessoas o acesso a serviços básicos de cidadania, a exemplo da emissão gratuita de documentos, como RG, CPF, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento, também realizou testes de DNA, atendimento do ID Jovem e Passe Livre Intermunicipal. Após ver o anúncio de que a Caravana estaria na cidade, Edileuza Rocha foi em busca do Passe Livre para a filha Vitória Rocha, de 14 anos. “Nós viajamos muito para realizar o tratamento para os problemas de saúde dela em Salvador. Conseguir o Passe Livre vai nos ajudar demais, facilitar essas viagens”, pontua a mãe.
Entre o grande número de pessoas que procuraram os serviços, estava a senhora Dulcinéia Alves, que juntamente com 15 membros da família, entre filhos, netos e bisnetos, vieram juntos tirar e renovar os documentos. “Nós moramos na Comunidade Morrinhos, fica um pouco longe do Centro, e viemos aproveitar para ajustar os documentos de todo mundo. Estou muito satisfeita com o atendimento”, afirma a matriarca.
Veja aqui mais fotos
Segundo a coordenadora de Direitos Humanos da SJDHDS e da Caravana da Justiça, Maria Fernanda Cruz, o segundo dia de trabalho foi bastante intenso, principalmente no tocante ao grande número de registros tardios. “Identificamos diversas pessoas já em idade avançada, sem documentação básica, e a Caravana chega para minimizar essa situação, cumprindo o objetivo de atender o máximo de pessoas em situação de vulnerabilidade social e de trazer o Estado para mais perto dessa população”, destacou ela. Além disso, no local foram realizados por profissionais de saúde município, aferição de pressão e ações de orientação e prevenção de doenças.
Em paralelo aos serviços ofertados pela Caravana, acontece o assessoramento técnico realizado pela equipe da Superintendência de Assistência Social da SJDHDS. Nesta segunda-feira (23), o encontro aconteceu na Câmara de Vereadores. Gestores e trabalhadores da Assistência Social dos municípios de Oliveira dos Brejinhos, Brotas de Macaúbas, Ibotirama e Muquém do São Francisco participaram da capacitação que abordou temas como: monitoramento da vigilância e ACESSUAS Trabalho, além da realização da roda de diálogo. As informações são de assessoria.