A trilha do Vale do Pati é considerada uma das mais incríveis da América do Sul. Moldado na Serra do Sincorá pelos rios Calixto, Pati e Cachoeirão, o vale tem altitudes que oscilam de 400 a 1.400 metros. Não há estradas. A chegada ao Pati pode ser pelo Guiné, distrito de Mucugê; Capão, distrito de Palmeiras; e Andaraí.
Existem diversos pontos turísticos ao longo do vale, um dos mais conhecidos é o Mirante, que presenteia o turista com uma vista panorâmica de parte do vale. No Pati é possível ir para o Cachoeirão (por cima e por baixo), para o Morro do Castelo e para as Cachoeiras do Calixto e dos Funis.
No vale inteiro vivem poucos mais de 13 famílias, não mais que 50 pessoas, e as acomodações, durante a caminhada, são em casas de nativos. Os turistas podem se hospedar na Igrejinha, com seu João, em dona Raquel, em seu Eduardo, ou com seu Wilson, já na parte debaixo do vale.
O Vale do Pati se encontra no coração do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), em área protegida pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio), e é um dos lugares mais encantadores do Brasil. O vídeo publicado em rede social é da agência Perrengue Adventure, e mostra o visual de um dos mirantes. Com as imagens, rola matar a saudade um pouquinho.
Jornal da Chapada
Veja o vídeo da agência
Saiba mais sobre o Pati