Começaram nesta quarta (2) e seguem até a sexta (4), as ações que celebram o ‘Dia do Microempreendedor Individual (Mei)’, em Lençóis, na Chapada Diamantina. Promovida pela Associação Comercial, Empresarial, Industrial, Agrícola e de Serviços de Lençóis (Acel), a programação terá ciclo de palestras, workshop e rodada de negócios para celebrar a data. As atividades acontecem no Senac Lençóis das 14h às 18h, são gratuitas e aberto ao público em geral.
A realização é da Acel, mas conta com o apoio da Rápido Federal, Geoparque Serra do Sincorá, Pousada Casa da Geleia, Caixa Econômica Federal agência de Seabra, Senac Lençóis e Pet Shop Rações Pinho. Nesta quarta teve palestras com Geoparque Serra do Sincorá sobre a ‘História Natural da Chapada Diamantina’, com informações importantes para todos que trabalham com atendimento ao turista e, para a comunidade que deseja saber mais sobre a Geodiversidade.
Também houve a rodada de negócios com a Caixa, que apresentou a linha de crédito do ‘Fundo Geral do Turismo (Fungetur) – com o objetivo de ofertar financiamento de longo prazo ao setor de turismo, principalmente fomentar obras para modernização, reforma e ampliação de empreendimentos; aquisição de máquinas e equipamentos novos.
Programação de quinta-feira
As atividades ainda continuam nesta quinta (3) com palestra da Acel sobre os ‘Benefícios do MEI’, como se formalizar, direitos e deveres e capacitação para músicos profissionais e amadores de Lençóis, com o produtor e agitador cultural Irmão Carlos Psicofunk, que falará sobre como viver da música.
No último dia, sexta-feira (4), a associação levará informações importantes para todos os empresários da cidade – o resultado da participação na reunião com os secretários estaduais e também no terceiro Fórum Conectour. Durante os três dias haverá mobilização e sensibilização para formalização, auxílio para inscrição no Cadastur e, captação de novos associados. Haverá também sorteio de brindes.
Sobre o MEI
O MEI é um regime tributário criado para facilitar a vida do pequeno empresário e estimular a formalização. A atividade, que reúne quase nove milhões de microempreendedores individuais, completou 10 anos neste mês de setembro. Segundo pesquisa divulgada este ano pelo Sebrae, o MEI é a única fonte de renda de 1,7 milhão de famílias no Brasil.
O programa também foi responsável por tirar mais de 2 milhões de empreendedores da informalidade. O MEI foi criado para incentivar a formalização de pequenos negócios e de trabalhadores autônomos. Com o registro, o microempreendedor pode ter CNPJ, emitir notas fiscais, alugar máquinas de cartão e também ter acesso a empréstimos. Jornal da Chapada com informações de assessoria.
Programação de quinta
14h – Abertura – Acel;
14h15 – Palestra– Benefícios do MEI – Laura Garcia;
15h30 – Workshop – Levando seu trabalho musical mais longe – Irmão Carlos
Psicofunk, músico, produtor e agitador cultural;
Programação de sexta
14h – Abertura – ACEL;
14h30 – Apresentação – Resultados do Fórum Conectour e encontro com secretários
Estaduais – Laura Garcia;
Horário: das 14h às 18h
Local: Senac Lençóis.