Ícone do site Jornal da Chapada

Circuito Belgo Bekaert apresenta espetáculos em todos os sábados de outubro com entrada aberta ao público

Livremente inspirada na obra Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, a história extrapola a literatura | FOTO: Divulgação/Pritty Reis |

Em homenagem ao Dia das Crianças, o Circuito Cultural Belgo Bekaert vai apresentar espetáculos em todos os sábados do mês de outubro, em Feira de Santana. Neste sábado (5), o circuito apresenta em parceria com o 12º Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (Fenatifs) o espetáculo ‘Os Cavaleiros da Triste Figura’, do Grupo Teatral Boca de Cena (Aracaju-SE), às 16h, no CEU Cidade Nova. Livremente inspirada na obra Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, a história extrapola a literatura e retrata também toda a realidade circundante, em forma de sonho (ou delírio).

Neste Dom Quixote, denominado ‘Os cavaleiros da Triste Figura’, um grupo de atuadores, em praça pública, insiste em instaurar suas histórias. Desfazendo-se e reinventando-se a cada golpe, permeados por loucuras e delírios, alimentam um desejo excêntrico, cada vez mais desacreditado: transformar o mundo! O espetáculo tem duração de 60 minutos e indicação etária para a partir dos 5 anos.

“Nos sábados, dias 5 e 12 de outubro, o Circuito vai apresentar espetáculos selecionados pelo Fenatifs, fizemos uma parceria com a Cia Cuca de Teatro que promove esse festival tão relevante para a cena cultural em Feira de Santana”, afirma Tamylla Rosa, responsável pela comunicação da Belgo Bekaert.

No sábado, dia 12 de outubro, a atração do Circuito Cultural é o espetáculo ‘Mamulengofolia ou O Vendedor de Sonhos’, às 16h, no CEU Cidade Nova, também dentro da programação do Fenatifs. Encenado pela companhia cearense Oficarte Teatro & Cia, o espetáculo cênico-musical, que funde as linguagens do teatro de rua com a tradição dos bonecos e folguedos populares, é inspirado na literatura de cordel e nas contações de histórias.

A narrativa dramática conta a saga de Valentim, o “vendedor de sonhos”, e de sua trupe mambembe que viajam de feira em feira comprando e vendendo histórias seculares de tempos distantes e lugares remotos. São causos do imaginário, nascidos nas vertentes dos cordéis e do cancioneiro popular. Em sua carroça ele traz histórias de reinos encantados, heróis e dragões, princesas e cavaleiros, coronéis, vaqueiros e bois dançadores. A duração é 45 minutos e o espetáculo é indicado para crianças a partir dos 4 anos de idade.

O espetáculo ‘Os cavaleiros da Triste Figura’ tem duração de 60 minutos e indicação etária para a partir dos 5 anos | FOTO: Divulgação/Pritty Reis |

O espetáculo ‘Vila ABCD – o show’ será a terceira atração do circuito no mês das crianças, no dia 19 de outubro, às 16h, no CEU Cidade Nova. Encenado pela Cia. Brasil de Teatro e idealizado pela cantora e compositora Sandra Simões, que assinou a maior parte das composições, o espetáculo é um convite às crianças a um mergulho no universo da nossa língua através de músicas compostas a partir das letras do alfabeto.

Vila ABCD apresenta um mundo rico em poesia, música, letras, palavras e rimas. Vozes, guitarra, violão, ukulele, escaleta, violoncelo e bateria compõem a instrumentação deste musical. Com duração de 50 minutos, o espetáculo tem classificação etária a partir de 4 anos.

No último sábado do mês, dia 26 de outubro, o circuito apresenta o espetáculo infantil ‘Maria, Escombone e o Violão Encantado’, também às 16h, no mesmo espaço das peças anteriores. Em formato de Pocket Show, o teatro, do grupo Culturasss, é um projeto de iniciação musical para o público infantil.

Maria e Escombone são personagens encantadores que protagonizam a missão de tornar acessível a compreensão da música e dos seus elementos básicos por crianças, especialmente entre 3 a 9 anos, a fim de dar a elas condições para dialogar com a produção musical do Brasil e do mundo. O espetáculo estimula o senso crítico para o consumo da música e áreas relacionadas e, ainda, fortalece o brincar e outras áreas que envolvem a cultura da criança. Duração: 50 minutos. Classificação etária: a partir de 3 anos. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas