A implantação do projeto Geoparque Serra do Sincorá, na Chapada Diamantina, será tema de uma audiência pública no dia 12 de novembro, às 10h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A ideia é contribuir com o desenvolvimento sustentável da Chapada, a preservação da região e a proteção do patrimônio geológico e cultural da região.
A realização do evento conta com a parceria da Associação Geoparque da Serra do Sincorá (AGS), da Comissão de Geoparques da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), e vai reunir especialistas, gestores ambientais, estudiosos, autoridades, representantes e lideranças de toda a Chapada.
A ação também faz parte das atividades da AGS, que visa obter a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para o projeto Geoparque Serra do Sincorá, que abrange os municípios de Lençóis, Palmeiras, Andaraí e Mucugê.
Para a deputada estadual Ivana Bastos, que propôs o encontro, a ação intensificará a luta para obter o título da Unesco, que busca resguardar esse grande santuário ecológico do Estado. “O nosso mandato tem uma grande dedicação a Chapada Diamantina. Temos atuado incansavelmente para garantir desenvolvimento e melhorias na região”, explicou.
O geoparque é a estrutura turística baseada no patrimônio geológico de uma localidade, voltada para a proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Sob tutela da Unesco, atualmente existem 147 geoparques em 41 países. O Brasil conta apenas com o Geoparque Araripe, localizado entre os estados do Ceará, Piauí e Pernambuco. Jornal da Chapada com informações da Alba.
Leia também
Municípios da Chapada Diamantina querem título de Geoparque da Unesco
#Turismo: Geoparque pode dobrar fluxo de turistas na região da Chapada Diamantina