Jornal da Chapada

Chapada: Belezas de Nova Redenção convidam visitantes na época das férias de final de ano; veja fotos e vídeos

Além do famoso Poço Azul, o município abriga também o Morro das Araras, Rio Adriano, o Olho D’Água da Urânia, o Balneário da Peruca, a Trilha do Socó e mais de 30 cavernas inexploradas.

Com as férias de final de ano, calor do verão se aproximando cada vez mais, os turistas que amam a Chapada Diamantina estão se programando para curtir essa folga. E o município de Nova Redenção figura entre os melhores destinos turísticos da região. E isso pode ser comprovado com o fluxo de pessoas que frequentam a natureza do município.

Turistas locais, como visitantes de várias cidades da Chapada, como Itaberaba, Seabra, Andaraí, Lençóis, Utinga, Souto Soares, Ibiquera, e de outros estados, como os paulistas, pernambucanos e paraibanos, têm buscado Nova Redenção para se divertir com as suas atrações turísticas.

Imagens do Poço Azul, da Pedra da Arara e do Rio Paraguaçu

Dentre elas está o famoso Poço Azul, um dos atrativos mais visados da Chapada. A gruta tem um lago de águas azuis que ganham esse tom por conta da luz do Sol que invade o cenário e resulta em um verdadeiro capricho natural e geológico. O poço azul também convida para um banho renovador.

O lugar se tornou ponto obrigatório de visita para os amantes de lugares paradisíacos e belezas naturais. Não há dúvidas de que a caverna é um dos principais atrativos da região, não somente pela beleza que enche os olhos de qualquer turista, mas também por sua história. Foram encontradas na gruta, mais de 3 mil unidades de fósseis de animais pré-históricos, tornando-o assim, o maior sítio paleontológico submerso do Brasil.

Desde 1994, ano em que abriu as portas para visitas, recebe turistas de todos os cantos do Brasil e do mundo, que procuram contato com a natureza e muita paz. Com 16 metros de profundidade, 80 metros de extensão e águas azuis turquesas, o Poço Azul é o lugar perfeito para recarregar as energias e admirar as belas formações rochosas que possui. Aos visitantes, é possível entrar no poço e flutuar somente em alguns trechos, sempre acompanhados dos equipamentos de segurança.

Veja fotos do Olho D’Água

Além do Poço Azul, também são destaques turísticos da cidade o Morro das Araras, Rio Adriano, o Olho D’Água da Urânia, o Balneário da Peruca, a Trilha do Socó e mais de 30 cavernas inexploradas. O Morro das Araras é uma formação rochosa também espetacular, às margens do rio Paraguaçu e tem atraído turistas para os balneários próximo ao ponto turístico. É o lugar que deve estar no seu roteiro de próximas viagens.

A administração municipal ‘Governo da Reconstrução’ equipou os balneários com coletes, guarita e decks para melhorar o acesso de turistas e visitantes. Segundo informações da Secretaria Municipal de Turismo e Meio ambiente, esses locais também são bons para a prática de esportes radicais, como rappel e os passeios de Stand Up Paddle, onde uma trilha aquática que contempla o município de Nova Redenção.

Jornal da Chapada

Veja vídeo do Olho d’água em Nova Redenção

Confira imagens do Poço Azul

Leia também

Chapada: Morro das Araras, Poço Azul e balneários do rio Paraguaçu são atrações em Nova Redenção

Chapada: Poço Azul em Nova Redenção é tema de reportagem em programa de Ana Maria Braga; veja vídeo

Chapada: Poço Azul faz jus ao nome e se destaca como uma das grandes atrações turísticas da região

Curta os atrativos da Chapada Diamantina nas férias deste final e início de ano

Chapada: Roteiro turístico para Natal e festejos de fim de ano satisfaz todo tipo de visitante

Poços Azul e Encantado são boas pedidas para visitação na Chapada Diamantina

Chapada: Prefeitura de Nova Redenção entrega coletes, guarita e deck no Olho D’água do Beira Rio

Chapada: Comunidade em Nova Redenção recebe mais de 500 mudas de árvores em projeto de preservação ambiental

Chapada: Grupo de Universidade Federal de São Carlos visita Nova Redenção para projeto de Turismo Ecológico

Chapada: Fósseis de preguiça gigante pré-histórica terão museu em Nova Redenção; veja o documentário