A Secretaria de Saúde do município de Lençóis, na Chapada Diamantina, emitiu nota nesta quarta-feira (4) e descartou a possibilidade de um caso de coronavírus em paciente alemão que apresentou sintomas de gripe. Com o trabalho ágil da equipe de saúde da prefeitura em conjunto com o governo estadual, as amostras foram enviadas e, após resultado avaliado pelo Laboratório Central de Saúde pública do Estado da Bahia (Lacen), o caso foi descartado.
Segundo a nota, no último domingo (1º) o turista de origem alemã, compareceu em unidade hospitalar apresentando sintomas de gripe e, por segurança, foi realizada a notificação, como preconiza o Ministério da Saúde, os exames médicos e o encaminhamento para o Hospital Regional da Chapada, em Seabra, para realização de novos exames e o isolamento como determina às orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
“A Secretaria de Saúde, juntamente com a Dires, esteve no local, realizando as orientações necessárias as pessoas as quais tiveram contato, bem como, orienta que os cidadãos sigam com os cuidados recomendados”, frisa a secretária de Saúde de Lençóis, Andiara Pereira Aguiar, por meio de nota ao Jornal da Chapada. A prefeitura de Lençóis, aponta para cautela sobre quaisquer informações que não sejam oficiais.
E para ampliar as medidas de prevenção contra infecções virais como coronavírus, H1N1, H3N2 e Influenza B, a pasta de Saúde do município chapadeiro adotou todas as precauções possíveis para combater as infecções virais.
As ações contam com o apoio de todos empresários e demais parceiros da sociedade civil para sensibilizar sobre a importância da higiene regular das mãos e ratificar a necessidade de cumprimento da Legislação Estadual nº 13.706/2017, que determina a disponibilização de dispensadores de álcool gel por parte de estabelecimentos comerciais que prestam serviços diretamente à população.
Dados das Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) apontam que de janeiro até às 17 horas desta quarta-feira (4), a Bahia registrou 66 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 25 excluídos por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde, 21 foram descartados laboratorialmente e 20 aguardam análise laboratorial.
Os municípios notificantes foram Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jacaraci, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas, Tucano e Vitória da Conquista. Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais.
Jornal da Chapada