A quinta edição da Feira Literária de Mucugê (Fligê), na Chapada Diamantina, já tem data e tema definidos para 2020. O anúncio da data já tinha acontecido em 2019, já que o evento entrou para o calendário cultural anual da região, mas no início de março, em postagem no perfil do Instagram, os organizadores ratificaram que a feira acontecerá no segundo semestre, entre os dias 13 e 16 de agosto. Eles divulgaram o tema, que será a ‘Literatura e Ancestralidade’.
Na postagem da rede social, um pequeno texto introduz sobre a temática escolhida para a edição deste ano. “Matéria que compõe a obra literária, a ancestralidade se reverbera do veio da terra, da matriz corporal, dos saberes que se produzem e se articulam por meio de místicas e espiritualidades, pelas oralidades e visualidades em disposição espaciais e temporais”, diz a publicação no Instagram. Em breve, a organização deve anunciar o autor que será homenageado. A curadoria segue so o comando de Ester Figueiredo.
No ano de 2016, na primeira edição da Fligê, a temática central foi ‘Levaram o Ouro e nos deixaram tudo… Deixaram-nos as palavras’, como registro da memória e da escrita nas lavras diamantinas. Já em 2017, o tema foi ‘Somos Paisagens dos Sertões em Rotas de Composições’. Em 2018, foi a vez do tema ‘Literatura e Resistência – A vida nos rastros da palavra’, enquanto que em 2019 a temática escolhida foi ‘Sê livre… és gigante’.
Mucugê é um dos principais destinos turísticos da Chapada Diamantina. Além do seu forte apelo histórico, no seu casario colonial preservado, tem ainda o Museu Vivo do Garimpo – que preserva e conta a história do garimpo da Chapada, e o Cemitério Bizantino. A cidade tem um clima agradável e tem localização estratégica para os viajantes que viajam para conhecer as belezas da região. Jornal da Chapada com dados do site do jornal Correio.