O município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, vai receber, pela primeira vez em sua história, a Caravana do Esporte – projeto que envolve o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Disney e a Entertainment and Sports Programming Network (ESPN). Serão três dias de atividades no mês em que Itaberaba completa 143 anos de emancipação político-administrativa entre 23 e 25 de março com a agenda educacional repleta de atividades esportivas voltadas para estudantes, professores e para a comunidade em geral.
As atividades acontecem sempre das 8h às 21h, e devem mobilizar cerca de 2,5 mil estudantes do ensino fundamental pelas estações de esporte da arena que vai ser erguida no Estádio da Primavera. Apenas oito municípios, em todo o Brasil, vão receber a Caravana que já acontece há quase 15 anos. Itaberaba vai ser a única cidade baiana a sediar uma etapa do evento, como resultado das ações estratégicas do município para a edição 2017/2020 do Selo Unicef. O destaque fica para a atuação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca) na execução das políticas para melhorar os indicadores sociais e contribuindo para o alcance de oito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
As atividades incluem aulas de esporte educacional. No total, vão ser nove estações de esporte que incluem, dentre outras, as modalidades futebol, vôlei, basquete, slackline e lutas, além de uma Tenda de Artes com uma sala de cinema para exibição de filmes da Disney. Além disso, vai ser realizado, em paralelo ao evento, um curso de formação educacional ‘Esporte para Todos’ que vai atender a cerca de 80 profissionais da Rede Municipal de Ensino (RME), dentre professores, coordenadores pedagógicos, monitores e gestores educacionais.
A Caravana do Esporte 2020 é uma realização da prefeitura de Itaberaba, por meio da ação intersetorial das secretarias municipais de Ação Social e Cidadania (Seas), Educação (Seduc), Esporte, Lazer e Turismo (Sedeltur) e de Saúde (Sesau), em parceria com o Instituto de Esporte e Educação (IEE), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Disney e o Entertainment and Sports Programming Network (ESPN). O evento conta, ainda, com o apoio do Ministério da Cidadania por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Jornal da Chapada com informações da assessoria.