Após os três casos de coronavírus confirmados na cidade de Feira de Santana, a prefeitura começou a estudar a possibilidade de adiamento da micareta. A informação foi confirmada pela infectologista coordenadora do Comitê Municipal de Acompanhamento das Ações de Controle ao Coronavírus, Melissa Falcão, em entrevista à Record TV Itapoan, nesta quinta-feira (12).
Segundo a profissional, independente da decisão que será tomada, todas as medidas de contenção e prevenção do vírus estão sendo tomadas na cidade, a exemplo de um fluxograma criado para ordenar o atendimento. Todas as unidades de saúde da cidade estão preparadas para receber pacientes e todas as pessoas que tiveram contato com os infectados são acompanhadas.
A micareta de Feira de Santana está marcada para acontecer entre os dias 23 e 26 de abril. Na última segunda-feira (9), o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), instaurou um processo administrado para avaliar se é prudente dar seguimento à festa. O procedimento, que inicialmente é de coleta de dados, aguarda informações-técnico científicas da Secretaria de Saúde da cidade sobre as ações de combate ao vírus.
A Polícia Militar, por meio da Fiscalização Preventiva Integrativa (FPI) sugeriu, na última terça (10), o adiamento da festa para evitar riscos de contágio da doença.
A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) ainda não se pronunciou sobre o caso, mas a previsão é que uma nota de recomendação seja emitida nesta quinta (12).