O primeiro caso suspeito do novo coronavírus foi notificado no município de Itaberaba, portal de entrada para a Chapada Diamantina. Em nota emitida para a imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Comissão Técnica, instituída para enfrentamento ao Covid-19, informa que se trata de um paciente com histórico de retorno de viagem ao exterior. Ele teria apresentado sintomas compatíveis com a pandemia.
De acordo com a nota, “o quadro do paciente é estável clinicamente e permanece em isolamento domiciliar”. Ainda conforme a prefeitura, “a coleta para testagem já foi realizada, o caso segue monitorado de perto pela Secretaria de Saúde e não há motivo para pânico”. A prefeitura, administrada pelo prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), informa que todas as medidas previstas no protocolo definido pelo Ministério da Saúde estão sendo seguidas.
Vídeo mostra como acontece a transmissão e a contaminação
“Reforçamos a importância dos cuidados no combate à proliferação da doença [lavar as mãos com água e sabão, usar álcool em gel, evitar locais de aglomerações] e nos comprometemos em deixar a população a par de todas as informações referentes ao caso assim que obtivermos o resultado do exame”, salienta a nota.
Todos os canais da prefeitura de Itaberaba estão abertos e atuando para conter a doença. Inclusive, a Secretaria Municipal de Saúde se coloca ao dispor para qualquer esclarecimento sobre o Covid-19 pelo whatsapp da ouvidoria: (75) 99230-6900. “A equipe está apta para receber essa demanda e conta com o suporte de uma equipe de profissionais em saúde. Nos ajude, acompanhe nossas redes oficiais e não propague fake news”, completa a nota. A prefeitura cancelou todos os eventos previstos para o aniversário da cidade neste mês de março antes da suspeita do caso.
Jornal da Chapada
Pronunciamento do prefeito
Leia também