O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o uso de injeções de desinfetante poderia ser usado para o tratamento da Covid-19. A afirmação foi feita durante um pronunciamento, na última quinta-feira (23). A declaração deixou a comunidade médica e científica em choque, que classificou a sugestão como “irresponsável e perigosa”.
“Vejo o desinfetante, que derruba o vírus em um minuto. Um minuto. Será que há alguma forma de fazer algo, como injetar ou fazer uma limpeza em uma pessoa?”, disse o presidente. “Porque, veja bem, ele entra nos pulmões e faz um trabalho tremendo, então seria interessante checar isso. Será preciso ver com os médicos, mas soa interessante para mim”, completou.
Trump também mencionou supostos estudos que mostram uma diminuição na agressividade do vírus quando exposto ao calor, luminosidade e umidade. Ele chegou a sugerir que a equipe médica poderia testar um tratamento com luzes ou raios ultravioletas para o coronavírus. “Talvez seja possível, talvez não seja. Eu não sou médico”, disse.
A médica Deborah Birx, coordenadora da resposta ao novo coronavírus da Casa Branca, permaneceu em silêncio perante as declarações do presidente. No entanto, outros membros da comunidade científica reagiram imediatamente às suposições feitas por Trump.
“Eu certamente não recomendaria a ingestão interna de desinfetante”, disse Stephen Hahn, funcionário da FDA (agência de vigilância sanitária americana), à emissora CNN. As informações são da revista Veja.