O Itamaraty e o consulado brasileiro na Turquia confirmaram a contratação de um voo fretado para repatriação dos brasileiros que estão com dificuldade para voltar ao Brasil, por conta das restrições de transporte que atingem todo o mundo como medida de combate a proliferação do novo coronavírus. O Jornal da Chapada contou sobre o drama de Ramaiane Sena, baiana que vive no país há seis meses e que agora já tem data para voltar para casa.
Segundo informações enviadas para os brasileiros que estavam em contato com o consulado e divulgadas nas redes sociais da representação brasileira, o voo sairá de Istambul com destino a São Paulo na manhã desta terça-feira (5 de maio). Também foi providenciado um ônibus que fará o translado dos brasileiros que estão na capital Ancara para Istambul.
Na comunicação, o consulado adverte que não há nenhuma previsão de um voo adicional da Turquia para o Brasil e que os brasileiros que permanecerem ficam cientes de quem correm o risco de só retornarem ao Brasil, depois de que os voos retornarem à normalidade.
“Não há previsão de realização de nenhum voo de repatriação adicional da Turquia para o Brasil. Os cidadãos brasileiros que permanecerem em território turco devem estar cientes de que sua saída da Turquia só poderá ocorrer após a normalização dos voos comerciais, e com recursos próprios”, diz o comunicado.
A publicação segue informando que o governo brasileiro não fretou toda a aeronave, adquiriu bilhetes para a acomodação dos brasileiros. “O governo brasileiro não está fretando toda a aeronave, estão sendo adquiridos bilhetes individuais para os passageiros. Apenas cidadãos brasileiros podem receber esse benefício”, finaliza.
Jornal da Chapada