Um gasto utilizando os recursos destinados ao combate da Covid-19, no município de Jacobina, na Chapada Norte, ganhou proporção nas redes sociais. Internautas fizeram críticas com uso de R$30 mil para compra de “salgados destinados ao enfrentamento do combate à pandemia”, publicado no site da transparência da gestão municipal, onde a informação foi disponibilizada. Em tom de cobrança, as pessoas debocharam da aquisição do alimento para os fins citados.
A responsável por conceder os quitutes à prefeitura é a empresa L. Bahia Teixeira Soares-Me, que se apresenta no cadastro nacional da pessoa jurídica como uma padaria, já tendo diversos contratos com a prefeitura de Jacobina, sendo que o valor mais alto constatado se refere a essa compra. O valor já foi liquidado no último dia 4 de maio. A verba foi via transferência de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).
Defesa
Em nota, a prefeitura de Jacobina afirmou que a aquisição de alimentação fracionada consiste nos lanches para os colaboradores que “estão salvando vidas em diversas frentes”. E acrescentou: “Os lanches, no valor de R$ 30 mil, estão sendo destinados aos colaboradores na guerra contra o novo coronavírus. Inclusive, a licitação não é nova e está sendo utilizada para esta finalidade emergencial”.
De acordo coma nota da prefeitura, estão sendo beneficiados profissionais que trabalham na barreira sanitária, na Secretaria Municipal de Saúde, Diretoria Municipal de Vigilância Epidemiológica, Laboratório Municipal, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Antonio Teixeira Sobrinho e Hospital Regional Vicentina Goulart. O alimento também está sendo distribuídos aos profissionais que atuam na distribuição de cestas básicas, máscaras e luvas.
No boletim informativo da última quarta-feira (13), divulgado na página oficial da prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), 11 casos foram confirmados, 40 casos suspeitos, 23 descartados e cinco aguardam resultado do Laboratório Central da Bahia (Lacen-BA) em Salvador. Jornal da chapada com informações do Jornal A Tarde.
Leia também