A Santa Casa de Misericórdia de Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina, é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos e que presta atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para toda a região. Por conta disso, foi contemplada, por meio da lei e portaria federais, com uma verba de R$2.861.855,85. Essa lei determina a distribuição para as instituições filantrópicas de todo o país do valor global de R$2 bilhões, que podem ser utilizados para aquisição de medicamentos, suprimentos, produtos hospitalares para atendimento adequado à população, realização de reformas e adequações físicas e aquisição de equipamentos voltados obrigatoriamente para a covid-19.
Conforme informações de assessoria, a intenção da Santa Casa é usar a verba para a adequação física e equipagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de reforma da Emergência e um novo tomógrafo. Mas a definição sobre o uso do dinheiro vai ser feita após aprovação do plano de trabalho pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). “[O recurso] vai trazer muitas melhorias para o nosso serviço, que já é reconhecido pela população pelo compromisso com o bem-estar de todas as pessoas da região. Temos esses três pontos como objetivos centrais de atuação, mas preciso reforçar que esse plano precisa da aprovação da Sesab. A portaria tem regras a serem fielmente seguidas para utilização do recurso, que vêm através da conta do Estado e liberado somente após aprovação do projeto. Temos uma gestão transparente, e tudo o que for decidido será comunicado à população”, aponta o provedor Neuberth Lima.
O valor que cada instituição receberá foi determinado pelo Ministério da Saúde, levando em consideração a quantidade de leitos ativos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) contratualizados com o SUS, e os valores da produção ambulatorial e hospitalar dos serviços de média e alta complexidade no ano de 2019. Para Neuberth, esse montante destinado à Santa Casa de Ruy Barbosa é um reconhecimento pela atuação da instituição. A Santa Casa destaca ainda que a utilização da verba para as melhorias na unidade dependerá dos repasses por parte do Ministério e Secretaria Estadual da Saúde, que vem se mostrado céleres nesse momento de pandemia.
“Podemos dizer que isso é um prêmio e reconhecimento ao nível de resolutividade da Santa Casa de Ruy Barbosa, demonstrada com o número de procedimentos realizados, especialmente cirúrgicos, nas cirurgias gerais eletivas e ortopédicas, onde cerca de 5 mil procedimentos cirúrgicos foram realizados em 2019. A unidade apresenta valores superiores aos de instituições tradicionais e importantes do estado, inclusive da capital. Registramos mais uma vez, nosso muito obrigado a nossa equipe de colaboradores, que graças ao empenho e dedicação demonstrados, tornou esses números possíveis”, salienta o provedor por meio de assessoria.