Os investimentos da prefeitura do município de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, em atenção básica têm ajudado nas ações de contenção ao novo coronavírus. Com apenas um caso confirmado, e já curado, a gestão municipal tem trabalhado diuturnamente para levar serviços e medidas de prevenção para evitar o contágio de covid-19 na região. “São feitos esclarecimentos do novo momento que o mundo está passando, as mudanças de hábitos, como isolamento social, mecanismos de transmissão, a importância da higiene, uso de máscaras, a rotina de lavar as mãos, a sintomatologia da virose e tirando as dúvidas sobre esta pandemia”, aponta nota de assessoria enviada ao Jornal da Chapada.
A administração municipal do prefeito Helder Lopes Campos, o popular Dinho (PSDB), mantém a entrega de objetos distribuídos gratuitamente para a população como álcool em gel e máscaras. As Equipes de Saúde da Família (ESF) têm feito planejamento para chegar em todas as casas da população. “Todas as oito equipes têm trabalhado de forma dinâmica e contínua, vencendo os obstáculos e desafios para que todos sejam contemplados”, descreve a nota.
A prefeitura destaca as ESF que atuam na zona rural e sede do município com as estratégias aplicadas a suas características, como a do Baixio, pela enfermeira Katharine Marques, Iguape, pelo enfermeiro Nedson Nascimento, Terra Boa, pelo enfermeiro Sidney, Beira Rio, pela enfermeira Ana Clara e no Zuca, pela enfermeira Tamara.
Tem ainda a equipe da sede PSF 1, com ação da enfermeira Priscila, sede PSF 2, da enfermeira Monalisa, e do PSF 3 da sede, com ações da enfermeira Monique. “A enfermeira Monalisa teve de contar com a contribuição de um jegue para chegar aos locais que não tem acesso para automóvel, cumprindo assim o compromisso da gestão de proteger todos os munícipes”, completa a nota da prefeitura.
Jornal da Chapada