Uma serpente do tipo Salamanta, com aproximadamente um metro de comprimento, foi resgatada por equipes do 11º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM de Itaberaba), após serem acionados pelos moradores de uma residência, no bairro Beira Rio, em Itaberaba, município portal de entrada da Chapada Diamantina.
Segundo contou o soldado Jônatas Santos do Nascimento, lotado na unidade, casos de aparecimento de cobras não são comuns no município. “Assim que fomos acionados nos deslocamos até a residência indicada no chamado, pois não sabíamos se o animal era venenoso e ofereceria risco à família”, contou.
Ao chegarem na casa, as equipes localizaram a cobra dentro de um armário na cozinha. Foram feitos todos os procedimentos para retirar o animal com segurança. O caso foi registrado na última segunda-feira (8) à noite.
“Orientamos aos cidadãos que, em ocorrências como essa, caso haja dúvidas sobre o tipo de animal silvestre, o ideal é nos acionar através do 193. Qualquer tentativa de resgate por uma pessoa incapacitada pode se tornar um risco”, reforçou Nascimento. O animal foi solto na natureza, em uma área distante da cidade. As informações são da SSP-BA.