O município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, registra mais um óbito decorrente de complicações causadas pela covid-19. Os dados constam no boletim epidemiológico desta terça-feira (16) divulgado na página oficial da prefeitura em rede social. No total, são agora 129 pessoas que contraíram o vírus. Dentre os casos confirmados, 72 estão ativos e 52 curados e cinco evoluíram para óbito. O boletim ainda registra quatro casos notificados como suspeitos e 185 pessoas monitoradas. Até o momento, o município administrado pelo prefeito Ricardo Mascarenhas (PP) já realizou 879 testes rápidos e 180 tiveram resultados negativos para covid.
A circulação do vírus consta em 29 bairros e quatro localidades da zona rural. O bairro com maior número de infecção é o ‘São João’, que registra 22 casos, em seguida ‘Independente’, com 11, e ‘Barro Vermelho’ com 10. O ‘Centro’ registra nove casos, ‘Caititu’ tem oito e ‘Vida Nova Itaberaba’ tem sete. ‘Pé do Monte’, ‘Campo do Governo’, ‘Urbis’ e ‘Batalhão’ registram cinco casos cada. Os demais bairros têm entre um a quatro casos e podem ser conferido no boletim epidemiológico diariamente.
Na comunidade, os números tem se mantido, ou seja, não tem registro de novos casos de contaminação comunitária ou importada. Na região de ‘Santa Helena’ ainda consta três casos, ‘Guaribas’ dois e ‘Amaralina’ e ‘Campo do Avião’ apenas um cada. A prefeitura tem reforçado as ações por meio de decretos e orientações sobre medidas de prevenção contra o vírus o mortal e pede para a população que se mantenha em casa e se sair faça a higienização das mãos com água e sabão sempre que for necessário e utilize máscara – que é obrigatório no município.
Jornal da Chapada