O município de Itaetê, na região da Chapada Diamantina, agora conta com um espaço exclusivo para atender pacientes com síndrome respiratória e com sintomas do novo coronavírus (covid-19). A estrutura foi montada ao lado da Unidade Básica de Saúde 25 de Setembro, próxima à feira livre da cidade.
Com isso, equipes de saúde e moradores terão mais segurança, evitando que pessoas com outros problemas tenham contatos com alguém infectado pelo vírus. O espaço foi planejado levando em consideração as orientações da Coordenação de Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Estado.
Ciente da importância de mais uma ação em combate à pandemia, o prefeito de Itaetê Valdes Brito (PT) disse que o papel de todos é fundamental na disseminação do coronavírus. “As medidas mais eficazes ainda são o uso de máscara de proteção individual e o isolamento social. Todos nós devemos fazer nossa parte para impedir a propagação desse vírus”, pediu.
Itaetê vem desenvolvendo uma série de ações para conter o avanço da doença. O município chegou a suspender a comercialização de produtos na feira livre, que retorna neste sábado (20), sem a presença de comerciantes do distrito de Rumo, onde concentra o maior número de casos de coronavírus.
O município registra 47 casos confirmados, sendo 11 ativos e 36 recuperados. Oito pessoas estão com suspeita da doença e 104 em monitoramento. Dos 320 testes rápidos 274 tiveram resultados negativo. Com dados de assessoria.
Boletim atualizado de Itaetê