Com jornadas longas e poucas condições de trabalho, os trabalhadores informais têm sido penalizados pela crise econômica agravada pela estagnação no comércio durante a pandemia do novo coronavírus. E foi tentando amenizar essas dificuldades de sobrevivências dos mototaxistas, que a prefeitura de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, por meio da Secretaria de Ação Social e Cidadania, da administração do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), entregou no último sábado (20) 400 cestas básicas em diversos pontos da cidade.
Essa ação faz parte da primeira etapa das atividades de suporte aos profissionais autônomos, desempregados, pais e mães chefes de família, que estão sendo diretamente afetados pela crise causada pela pandemia do novo coronavírus, que transmite a doença infectocontagiosa covid-19, e que já matou seis pessoas no município, outros três óbitos estão sob investigação.
Nesta fase, foram beneficiados os mototaxistas de diversos bairros da cidade. “Eles, os mototaxistas, são uma categoria de profissões que, além de estar expostas à contaminação pelo vírus – porque eles circulam em ambiente interno e externo, estão sendo penalizados com a crise econômica devido à diminuição de passageiros durante a quarentena. Essa ação, de forma emergencial, vai garantir a segurança alimentar de muitos trabalhadores”, declara o prefeito Ricardo Mascarenhas ao Jornal da Chapada.
A entrega está sendo realizada de forma escalonada, conforme aponta a prefeitura municipal. “Na nossa empresa, são 25 profissionais e todos receberam o benefício. Quero, em nome de todos eles, agradecer à prefeitura de Itaberaba pela iniciativa e que veio em boa hora”, diz um mototaxista que não quis se identificar em entrevista à reportagem. Vale ressaltar que as entregas seguirão nos próximos dias, cumprindo as orientações dos órgãos de saúde para que não haja aglomeração. A ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Ação Social e a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT).
Jornal da Chapada
Leia também
#Chapada: Itaberaba tem agora 107 casos ativos de covid-19; mais de 60 pessoas já venceram a doença