Com o ‘toque de recolher’ prorrogado até o dia 16 de julho, sob determinação do governo estadual, o município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, tem enfrentado aumento expressivo no número de contaminados pelo novo coronavírus. A gestão municipal, do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), tem atuado constantemente com medidas mais duras e a restrição de circulação noturna tem como objetivo enfrentar o avanço do coronavírus.
Conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), desta sexta-feira (10), “a restrição compreende o período das 18h às 5h, quando ficam proibidos a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, com exceção de deslocamento para serviços de saúde ou farmácias”.
O decreto também autoriza o bloqueio e interdição de vias, equipamentos públicos e blitz fiscalizatória em todos os pontos da cidade, conforme orientação da vigilância epidemiológica e sanitária e da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).
No boletim epidemiológico desta sexta (10) houve um acréscimo de 23 novos casos, subindo então para 425 o número total de pessoas infectadas. Dentre os casos positivos, 224 estão em processo de recuperação, 186 já estão recuperados e 15 evoluíram para óbito. Pessoas com suspeita da doença são 33 e 248 cumprem quarentena.
Agora são 35 bairros e quatro localidades da zona rural que têm casos ativos da doença infectocontagiosa. O bairro ‘São João’ chega a 23 casos. Em seguida, a ‘Urbis’ com 18 casos ativos, ‘Caititu’ com 17 e ‘Centro’ com 16 pacientes infectados. Na zona rural, os casos ativos em ‘Formosa’ permanecem três. ‘Vila São Vicente’ tem dois casos e ‘Lagoa do Curral’, ‘Volta do Rio’ com um caso cada. Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão ocupados e 20% de ocupação de leitos clínicos.
Jornal da Chapada