Em relatório anual de 2019 do Greenpeace, a campanha pela proteção da Serra do Orobó, no município de Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina, foi uma dos destaques da coluna ‘#Issoéativismo’. A serra segue protegida da mineração e isso se deve a essa ação desenvolvida pelos ambientalistas Vitor Pires e Ednaldo, que entregaram ao promotor ambiental regional, do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Thiego de Oliveira, uma petição com mais de 1.685 assinaturas que impediu atividades de mineração na região.
“Queremos agradecer a todos que participaram, assinaram, compartilharam e de uma forma ou de outra abraçaram a causa!”, diz Vitor Pires. Na época, uma empresa de extração de minério tentou começar as atividades na região da serra e isso comprometeria toda a biodiversidade do local, que é uma Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) no estado baiano.
A campanha evitou a contaminação das águas e mananciais e manteve a conservação de toda a fauna e flora que abriga na Serra do Orobó. O local tem relevante importância para a população e visitantes da Chapada, que usufruem das belezas do lugar, assim como para a pesquisa científica, inclusive a Universidade Federal da Bahia (Ufba) já teria catalogado espécimes únicos na serra.
Jornal da Chapada