O primeiro óbito em decorrência da covid-19 foi registrado no município de Livramento de Nossa Senhora, no sopé da Chapada Diamantina, na última segunda-feira (24). Trata-se de um homem idoso, de 83 anos, morador da zona rural do município.
Segundo informações da Secretaria de Saúde, a vítima, que já possuía diagnóstico de leucemia, ascite e pancitopenia, já estava em tratamento quimioterápico e deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24h) no dia 10 de agosto, apresentando um quadro clínico de dispneia, síndrome gripal, tosse seca, hipertermia e hipoativo.
Devido à baixa imunidade, o homem não resistiu as complicações decorrentes da covid-19 e foi a óbito. A Secretaria de Saúde salienta que “a família do paciente permanece em monitoramento desde o início do tratamento com testes rápidos realizados em todos”.
Boletim atualizado de Livramento de Nossa Senhora
O descumprimento a medidas de segurança determinadas pelas autoridades de saúde, que foram verificadas no município nas últimas semanas, provavelmente pode ter sido o motivo para o aumento de casos de covid-19 no município chapadeiro.
No boletim desta quarta-feira (26), o município registra um total de 69 casos de infecção viral pelo novo coronavírus. Dentre os positivos, 12 estão ativos e 53 já venceram a doença. Ainda existe o dado de que quatro do total de confirmados são importados. Outras oito pessoas seguem com suspeita da doença e 179 estão em monitoramento.
Jornal da Chapada