O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou desde o início do mês de setembro que vai notificar 1,7 milhão de segurados que tiveram o benefício revisado e precisam apresentar novos documentos para que não sejam bloqueados.
“Esses segurados tiveram seus benefícios revisados administrativamente e, após procedimento, foi verificada a necessidade de reavaliação dos documentos que embasaram a concessão do benefício”, explicou o INSS.
Os avisos serão feitos por meio de carta de cumprimento de exigência (veja aqui um exemplar). Para isso, é preciso que os segurados fiquem atentos, pois, após o recebimento da notificação, terão 60 dias para enviar a documentação solicitada.
Como enviar os documentos
Para enviar os documentos, o beneficiário precisa ter login e senha no site ou aplicativo do Meu INSS. Após acessar o sistema, terá que solicitar o serviço Atualização de Dados de Benefício. Em seguida, é preciso anexar cópia digitalizada dos seguintes documentos do titular do benefício, do procurador ou representante legal, se houver: CPF, RG, certidão de nascimento ou casamento, Título de Eleitor e Carteira de Trabalho.
“Caso o segurado não consiga fazer o envio da documentação pelo Meu INSS, deverá agendar o cumprimento dessas exigências em uma agência do INSS mais próxima da residência”, ressaltou a autarquia, em nota. Para efetuar o agendamento, basta ligar para o telefone 135 do INSS e escolher a opção Entrega de Documentos por Convocação.
O INSS ressaltou que não receberá o cumprimento de exigências sem agendamento prévio. O segurado notificado pelo instituto que não apresentar a documentação pelo Meu INSS ou não realizar o agendamento para entrega dos documentos no prazo de 60 dias poderá ter o benefício suspenso.
Parceria com Correios
O INSS firmou parceria para disponibilizar a carta de cumprimento de exigência também de forma on-line no aplicativo dos Correios, serviço chamado de Entrega Digital. Mais de 1,7 milhão de cartas serão enviadas a endereços dos segurados que necessitam atualizar ou complementar alguma documentação junto ao INSS. Esse público consegue visualizar a correspondência no app dos Correios. As cartas em formato digital estarão disponíveis na seção Minhas Mensagens do aplicativo.
Como acessar?
Para acessar, é preciso se cadastrar no app. Basta digitar o CPF, incluir mais algumas informações pessoais e criar uma senha. A tela principal traz vários serviços como Rastreamento de Objetos e Buscar Agência. Em Minhas Mensagens, o usuário acessa a própria caixa de correspondência digital, na qual poderá verificar se foi notificado pelo INSS para entrega de documentação.