O município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, teve o número de mortes causadas pela covid-19 elevado para 40 no final de semana. Nesta segunda-feira (12), a Secretaria Municipal de Saúde apontou que mais um caso ativo foi identificado em 24h. Atualmente, Itaberaba tem um total de 1.888 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus.
Dentre os positivos, 1.810 estão curados, 40 evoluíram para o quadro de óbito e 38 permanecem ativos. Ainda segundo dados, mais de oito mil testes rápidos e laboratoriais já foram realizados no município, 70 pessoas estão em monitoramento e 32 foram enquadradas com suspeita da doença infectocontagiosa.
No mapeamento por localidade foram identificados 16 bairros da zona urbana com casos ativos, entre eles ‘Barro Vermelho’ com seis, ‘Independente’ quatro, ‘Caititu’, ‘Centro’, ‘Irmã Dulce’, ‘São João’ e ‘Vida Nova Itaberaba’ todos com três casos cada. Na zona rural, apenas a ‘Região das Cajás’ foi identificada com um caso ativo.
Já sobre a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e leitos clínicos no município, segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab-BA), dos 20 leitos de UTI ativos, 16 estão ocupados. E dos 20 leitos clínicos, um está ocupado atualmente.
A Secretaria Municipal de Saúde pede a colaboração de todos no combate ao novo coronavírus, e reafirma as recomendações das autoridades sanitárias quanto ao uso de máscaras de proteção, da higiene das mãos, além do distanciamento social seguro.
Jornal da Chapada