Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Professores protestam contra perseguição política do prefeito Adalberto Luz a uma educadora em Ituaçu

O protesto aconteceu durante a manhã deste sábado no município chapadeiro | FOTO: Montagem do JC |

Um ato de protesto neste sábado (26) em apoio a uma professora do município de Ituaçu, na Chapada Diamantina, destacou ações de perseguição política realizada pelo prefeito Adalberto Luz (PTB). Em vídeos enviados ao Jornal da Chapada, manifestantes acusam o gestor de abrir processo administrativo, sendo a professora julgada e condenada sem ao menos ter tido o direito de se defender. O resultado do processo foi a demissão da educadora Ana Paula Teixeira da rede municipal de ensino no dia 21 de dezembro.

Ainda segundo informações, a atitude arbitrária foi considerada uma perseguição política após a professora Ana Paula fazer um protesto silencioso contra o prefeito durante sua participação em uma reunião. Durante o ato deste sábado, os manifestantes contam que a perseguição aumentou com abertura de um processo administrativo, acusando a mesma de malversação de dinheiro público, além de ser conselheira do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e ter reprovado as contas do ano de 2019 por não ter tido acesso a nenhum documento para análise.

“O motivo do protesto é em apoio à professora Ana Paula Texeira e em repúdio à atitude arbitrária do gestor municipal. No dia 21 de dezembro o prefeito demitiu a professora Ana Paula. Ela sofre perseguição desde que ele assumiu. E a perseguição começou após a professora fazer um protesto silencioso contra o mesmo durante uma reunião. Daí aumentou a perseguição por meio de um processo administrativo contra a professora alegando que a mesma tinha feito malversação do dinheiro público. A professora foi processada, julgada e condenada sem ter a oportunidade de se defender”, aponta a liderança do protesto em um carro de som nas ruas do município chapadeiro.

“A professora é conselheira do Fundeb e, no ano de 2019, reprovou as contas da educação juntamente com o vereador porque não tiveram nenhum documento para análise. Nós estamos em pleno século 21, onde o servidor público tem direito de se manifestar. Chega senhor gestor, o senhor está muito ultrapassado. É preciso lembrar que ninguém está acima da lei, nem você, nem eu e nem outro cidadão. A sua atitude será corrigida e o senhor irá se arrepender de ter agido desrespeitando as leis municipais, estaduais e federais. Um bom gestor tem diálogo, pensa antes de fazer um ato como esse, arbitrário e desrespeitoso. O professor precisa ser respeitado. Não é inteligente da sua parte agir da forma que agiu”, completa um dos organizadores do protesto a favor da educação e direito dos educadores. O Jornal da Chapada não conseguiu contato com o prefeito Adalberto Luz, mas o espaço está franqueado para o gestor se manifestar.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas