O blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio relata se tratar com ozonioterapia para se recuperar de uma queda que sofreu enquanto esteve detido no presídio da Papuda. Ele é investigado no inquérito dos atos antidemocráticos.
“Após ozonioterapia, Oswaldo mostra melhora e tem sensibilidade das pernas. Hoje, Eustáquio conseguiu iniciar os primeiros movimentos dos dedos do pé direito e recuperar parcialmente a sensibilidade da perna esquerda. Ele teve melhora após a segunda sessão de ozonioterapia”, escreveu sua mulher, Sandra Terena, nas redes sociais.
A técnica, que administra uma mistura de oxigênio e ozônio no corpo por diversas vias, é alvo frequente de deboches homofóbicos de Jair Bolsonaro desde que Volnei Morastoni (MDB), prefeito de Itajaí (SC), gravou vídeo sugerindo aplicação retal do ozônio contra Covid-19.
Em vídeo do final de novembro, Bolsonaro conversa com apoiadores na frente do Palácio da Alvorada. Ele diz que deve viajar para Itajaí antes do Natal, mas adianta, rindo, que não vai “tomar ozônio lá”.
“O prefeito falou que cura Covid com ozônio, não pergunta onde é a aplicação, não”, complementa o presidente da República, que usa um tom de voz fino para concluir: “Tinha muita gente indo pra lá tomar [ozônio]. Estou com Covid”.
Em agosto, Eduardo Pazuello, então interino na Saúde, teve encontro oficial com defensores da ozonioterapia, que não tem eficácia comprovada no tratamento da Covid-19. As informações são da Folha de S. Paulo.