O vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), emitiu nesta terça-feira (12) duas indicações direcionadas aos governos estadual e municipal defendendo a prioridade para vacinação contra a covid-19 dos trabalhadores e trabalhadoras de limpeza urbana. A preocupação do edil petista é que essa categoria seja preterida mais uma vez mesmo com a Lei Municipal nº 9.486/2019 em vigor na capital baiana. A medida institui programa de vacinação para trabalhadores de limpeza urbana.
“Temos que vacinar quem está na linha de frente. E isso tem que acontecer de forma prioritária, já que a atuação dos garis e margaridas são essenciais e eles não param de trabalhar um só dia para manter a saúde no nosso estado. Salvador tem o maior contingente desses trabalhadores e trabalhadoras e, por isso, pedimos que a atual gestão tenha isso em seu cronograma”, descreve Suíca. Ele defende que os trabalhadores de limpeza tenham mais proteção para continuarem a realizar os serviços diários.
Suíca também enviou indicação ao governador Rui Costa (PT) para que incluísse nas prioridades do plano de vacinação contra o novo coronavírus os garis e margaridas. O documento teve o apoio e a participação direta do SindilimpBA, sindicato que representa a categoria no estado. A coordenadora-geral Ana Angélica Rabello disse que a medida é urgente e que todos precisam ser vacinados prioritariamente. “É fundamental que eles sejam incluídos logo na primeira leva de doses. Vai protegê-los durante atuação, assim como os equipamentos de proteção individual”, sintetiza Ana. As informações são de assessoria.