O governo do Amazonas decretou na última quinta-feira (14) a confirmação da suspensão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no estado.
As provas não poderão ser aplicadas neste e no próximo domingo deste mês porque o poder Executivo estadual determinou situação de calamidade pública por conta do colapso do sistema de saúde, devido ao aumento de casos de coronavírus.
O estado enfrenta uma grave crise sanitária. Os leitos estão todos ocupados e os hospitais não têm mais oxigênio disponível. O governador Wilson Lima informou que 235 pacientes do Amazonas serão transferidos para hospitais de outros estados para receberem atendimento.
O concurso já havia sido suspenso por meio de uma liminar do juiz federal Ricardo de Sales na última quarta-feira (13), devido ao surto do coronavírus no estado.
O governo federal recorreu da decisão um dia depois, por uma ação da Advocacia-Geral da União (AGU), mas ainda não houve uma nova determinação.
A confirmação do cancelamento proíbe o acesso de qualquer pessoa não autorizada às escolas públicas estaduais do Amazonas. Se inscreveram no exame 160 mil estudantes amazonenses.