O governador baiano Rui Costa (PT) afirmou, na manhã desta quinta (28), que apesar do seu desejo pessoal, ainda não é possível retomar as atividades presenciais nas escolas. “Ninguém mais do que eu quer ver o retorno às aulas. É a educação que transforma a vida das pessoas, mas a gente só transforma a vida de quem está vivo. Tínhamos uma programação para retomar as aulas em novembro, mas fui alertado naquele momento que a curva ia subir. E foi o que ocorreu, lamentavelmente”, declara, chamando atenção para o planejamento que não pôde ser cumprido.
Rui disse ainda que retomar as atividades neste momento seria contribuir para a piora do número de casos. “Estamos vendo colapso em alguns estados, como o Amazonas, e na Bahia, estamos vendo o número de mortes crescer por dia. Vamos passar de mil óbitos no mês de janeiro o que é muito ruim. Não podemos justamente no momento em que a pandemia está crescendo, que o número de casos e de óbitos está subindo, retornar. Estaríamos colocando em risco todo mundo. Tanto os jovens, quanto as equipes das escolas”, afirma Costa.
O petista disse que espera poder anunciar o retorno das aulas em breve, quando o cenário da pandemia estiver mais controlado. “Fazemos um apelo para a população, para diminuir a contaminação. Assim, quem sabe daqui a 20, 30 dias, podemos estar anunciando o retorno às aulas de uma forma mais segura que não provoque aumento de mortes e de contaminados”, finalizou.