Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciar a dispensa de testes no Brasil na fase 3 das vacinas contra covid-19, o governador Rui Costa (PT) comemorou a decisão. Em vídeo divulgado nas redes sociais, ele enalteceu a atuação da Procuradoria Geral do Estado (PGE) – que entrou com uma ação no Superior Tribunal Federal (STF), em janeiro deste ano, para o estado poder importar e distribuir vacinas sem registro na agência, desde que elas sejam certificadas por outros órgãos de referência internacional.
“Muito feliz pela decisão da Anvisa que retira a exigência de fazer estudos no Brasil. Então nesse momento não posso deixar de agradecer e PGE e ao STF pela postura firme, determinante na defesa firme da saúde pública e da vida humana”, ressalta o governador. Rui Costa falou que, “além de salvar milhares de vidas humanas, de esvaziar os hospitais, nós vamos retomar a vida, a normalidade, retomar a economia, o emprego, a renda, diminuir o sofrimento do nosso povo”.
Após o anúncio da Anvisa, o Ministério da Saúde (MS) afirmou que vai se reunir na próxima sexta-feira (5) com representantes do instituto russo Gamaleya, fabricante da vacina Sputnik V, e do laboratório indiano Bharat Biotech, fornecedor do imunizante Covaxin, para negociar a compra de mais 30 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. Nenhuma delas realizou estudos com voluntários brasileiros (veja mais aqui).
Jornal da Chapada