O deputado estadual Jacó (PT) apresentou na sexta-feira (5), à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), moção de repúdio “às ações violentas e arbitrárias da prefeita Dona Ana [DEM], do município de Mucugê, [Chapada Diamantina], ao ordenar a derrubada de casas de moradores humildes ao arrepio da Lei e em afronta aos princípios da dignidade da pessoa humana”.
Ao tempo em que denuncia o ato como “desumano” aos órgãos públicos e de imprensa do Estado da Bahia, Jacó prometeu tratar da temática na Comissão de Direitos Humanos da Alba. “Viola o princípio da dignidade da pessoa humana, que está acima do direito de propriedade, ainda mais quando essa propriedade é pública”, diz. Patrocinada pela prefeita Ana Medrado, a ação de despejo teria ocorrido sem notificação e sem ordem judicial.
As três famílias que ocupavam um terreno próximo à Rodovia BA-142, na saída de Mucugê, estão revoltadas. Da noite para o dia, viram máquinas chegando e suas casas, construídas com dinheiro do próprio bolso, serem destruídas. Roupas, eletrodomésticos e itens pessoais ficaram espalhados no meio da rua. Acusam a prefeita Dona Ana de perseguição política.
“Isso mostra o jeito como o povo da Bahia é tratado pelo DEM. Existem casas ali, de aliados da prefeita, que ela não mexeu. Uma ação desumana, um crime fazer isso numa pandemia. O DEM não gosta do povo. E, se depender do nosso mandato, a tirania aqui na Bahia não vai prosperar”, condena Jacó. As informações são de assessoria.
Leia também