O ministro de Relações Exteriores do governo de Bolsonaro, Ernesto Araújo, foi advertido por um mestre de cerimônias do governo de Israel neste domingo (7). Ao terminar sua declaração à imprensa, o chanceler brasileiro foi convidado para uma foto com seu homólogo, Gabi Ashkenazi.
O brasileiro, que não usava o máscara, seguia em direção ao israelense quando foi advertido pela equipe do chanceler. “Nós precisamos que coloque a máscara”, pediram. O ministro se afastou e colocou o equipamento de proteção individual antes de se reaproximar do colega.
Antes de embarcar para Israel, no sábado (6), Ernesto Araújo foi criticado por postar uma foto em que aparecia sem máscara ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e da comitiva que o acompanhou ao país – e que conta com a presença dos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e Helio Lopes (PSL-RJ).
Momentos depois, ele compartilhou uma postagem feita pelo Itamaraty no Twitter e que mostrava Araújo e seu séquito, já em solo israelense, usando o equipamento. As duas imagens foram colocadas lado a lado com as legendas “expectativa” para a imagem respeitando o uso de máscara, e “realidade”, na qual os participantes apareciam sem o item. Texto extraído do jornal A Tarde.