O Ministério da Saúde fechou um contrato com o Fundo Soberano da Rússia nesta sexta-feira (12) pela compra de 10 milhões de doses da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Centro Gamaleya. A compra possui uma quantidade inferior do que foi negociado pelo Consórcio Nordeste com o ministro Eduardo Pazuello, 39 milhões. O anúncio foi feito pelo secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, durante coletiva de imprensa.
“Agora, para que possamos efetivamente aplicar a Sputnik, só necessitamos que a União Química providencie com a Anvisa, o quanto antes, a autorização para uso emergencial e temporário”, disse. 400 mil doses devem chegar até o final de abril. No cronograma inicial, essa quantidade viria ainda em março. Mais 2 milhões chegariam em maio e o resto até junho.
A quantidade, que vinha sendo negociada pelo governo, é inferior aos 39 milhões articulados pelo Fórum de Governadores do Nordeste. Segundo o governador Welligton Dias (PT), do Piauí, caso o ministério não acerte a compra, eles estão dispostos a custear os imunizantes. Redação do site da Revista Fórum com informações do G1 e da CNN Brasil.