O prefeito do município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, Ricardo Mascarenhas (PP), mantém agenda institucional com visitas periódicas às unidades de saúde da região. Em uma dessas agendas, o gestor esteve no Hospital Geral de Itaberaba (HGI), onde percorreu a unidade para ouvir das pessoas sobre o atendimento de saúde prestado pela prefeitura municipal. A visita aconteceu no último dia 11 de março.
Em suas redes sociais, Ricardo afirma que “em Itaberaba, saúde é prioridade”. “Para garantir o melhor atendimento à população, a gente tem acompanhado de perto, com visitas periódicas as nossas unidades de saúde”, diz. O prefeito progressista esteve no HGI ao lado do vice-prefeito David dos Anjos (PP), e dos diretores do hospital. “Percorri a unidade hospitalar para saber a avaliação dos pacientes sobre o atendimento. É essa a nossa marca: governar escutando e dialogando com a nossa gente”, completa.
Já no dia 13, o prefeito esteve nas obras de construção da Unidade de Saúde Satélite do povoado de Vazante. “Em breve, entregaremos mais uma grande obra, que transformará a realidade de mais uma localidade: a nova Unidade de Saúde Satélite do povoado da Vazante, construída em um novo espaço para proporcionar muito mais conforto e melhor estrutura para o atendimento à comunidade”.
Hospital Regional de Itaberaba
Segue em andamento as obras de recuperação do Hospital Regional de Itaberaba (HRI). A unidade se encontra fechada há mais de 12 anos e em sua campanha política, Ricardo tinha prometido cumprir a reforma do hospital. Em 18 de janeiro deste ano, o prefeito fiscalizou as obras de reforma da unidade, com a presença do secretário municipal de Saúde, João Rodrigues, vereadores da base, além de lideranças políticas e comunitárias.
Na ocasião, Ricardo disse que embora visite todas as ações de perto, as obras do HRI são especiais. “Em todas as nossas ações, sempre visito, olho tudo de perto, sou bem presente, para que tudo saia certinho. Mas as obras do Hospital Regional de Itaberaba são especiais, por isso, estou dando o máximo da minha atenção, por ser um empreendimento que é a realização de um sonho, o carinho é diferente. Afinal, foram meses de luta e, hoje, ao ver esse ritmo de obra, o clima de renovo, é muito gratificante”, afirma.
Início das obras
O contrato para a realização de reforma, ampliação e adequação do espaço físico, visando a implantação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foi assinado em 4 de dezembro de 2019, mas foi preciso aguardar a Ordem de Serviço, ato que foi feito logo em seguida, para que os trabalhos fossem iniciados. Com isso, as obras começaram em 19 de dezembro de 2019.
“Vivemos mais um marco emocionante do nosso caminhar para reabertura do novo Hospital Regional”, comemorou o prefeito Ricardo, no momento da assinatura do contrato. As obras estão sendo comandadas pela empresa Metro Engenharia, que venceu a licitação e que ficou responsável pela execução da reforma. Essa empresa foi, inclusive, responsável pela obra do Hospital da Mulher e do novo Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana.
Jornal da Chapada
Leia também