A covid-19 fez mais uma vítima fatal na região da Chapada Diamantina. Dessa vez, foi o político Eraldo Duque Pinto, que atuava no PSD da Bahia e foi prefeito do município de Andaraí por dois mandatos. O ex-gestor era bastante querido e seu falecimento comoveu moradores de diferentes municípios chapadeiros. Amigos e familiares fizeram homenagens em suas redes sociais. Eraldo faleceu em Salvador na madrugada desta quarta-feira (17), após lutar contra a doença infectocontagiosa. A prefeitura de Andaraí decretou luto oficial por três dias e, juntamente com a mesa diretora da Câmara de Vereadores, lamentou o falecimento do político.
“Seu poder de organização, sua capacidade empresarial e intelectual, sua garra e determinação a favor do município serão sempre lembrados. Não só pelos feitos políticos administrativos, os andarainses eternizarão um dos seus filhos mais ilustres, Eraldo é considerado excelente pai, irmão, tio, marido e amigo. Pelas razões expressas acima e por tantas outras guardadas nos corações dos inúmeros andairenses, declaramos luto oficial por três dias. Decreto nº 2.271 de 17 de março”, salienta nota assinada pela prefeitura e pela Câmara.
‘Eraldão’, como o ex-prefeito era conhecido, administrou Andaraí por duas vezes, de 1989 a 1992 e de 2001 a 2004. “Hoje comecei o dia com uma notícia devastadora: o falecimento de um querido amigo e parceiro, Eraldo Duque Pinto. Eraldo, contador por profissão, gentil por natureza, competente por esforço inegável, era um homem de bem e do bem. Sua competência e gentileza, que aglutinaram tantos amigos, parceiros e admiradores ao longo de sua vida, não foram suficientes para afastá-lo dessa terrível doença, Mas tenho certeza que essas suas qualidades o acompanharam até o fim. Espero que essa maldita pandemia não traga a nefasta consequência de nos afastar da gentileza, da amizade, da empatia para com o próximo”, salienta amigo do político em rede social.
O senador da República, Angelo Coronel (PSD-BA), usou seus perfis oficiais para também lamentar o falecimento de ‘Eraldão’. Ambos eram muito próximos. “Foi com muita tristeza que recebi a notícia da morte desse grande amigo, Eraldo Duque Pinto, mais uma vítima da covid-19. Atualmente funcionário do PSD da Bahia, Eraldo foi prefeito de Andaraí e presidente do PSD no município. Profissional competente, um amigo leal e atencioso e um grande ser humano que vai deixar saudades. Que Deus conforte o coração de sua família. Vá em paz, Eraldo!”, escreve Coronel.
Jornal da Chapada