A tradicional Festa de São José, padroeiro do município de Ibiquera, na Chapada Diamantina, foi marcada por uma missa solene em homenagem ao santo. As festividades eram para acontecer na última sexta-feira (19), mas por conta da pandemia de covid-19 foram reduzidas e apenas a parte religiosa compôs a programação.
Com isso, um missa solene foi realizada às 9h da sexta, na Igreja local, celebrada pelo Padre Carlos Palácio, contando com a presença de autoridades locais, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde.
O santo é conhecido como um dos mais venerados pela Igreja Católica em todo o mundo. No local, compareceram o prefeito Ivan Almeida (PP), o vice-prefeito Atevaldo Alves (PP), presidente da Câmara Carlito Ribeiro (PP), secretários, vereadores e demais autoridades.
Além disso, outra presença marcante na missa foi a da mãe do prefeito, Maria Izabel, mais conhecida como ‘Dona Beta’, que é presente na comunidade católica.
“Conseguimos manter a tradição com a união de toda a comunidade religiosa do nosso município. E mantemos as restrições de segurança contra a covid-19 com uma programação que chegou para todos. É fundamental fortalecer a fé e tradição em um momento tão difícil da sociedade brasileira”, reitera o prefeito Ivan Almeida.
Após a missa, a imagem de São José seguiu em carreata pelas ruas do município chapadeiro, levando mensagens de fé para a comunidade. Durante este trajeto, católicos saíam para as portas de suas residências, como forma de reverência a imagem do santo.
Também tiveram os fiéis que colocaram plantas nas janelas, saudando a passagem do padroeiro São José, “pai terreno” e esposa de Maria, mãe de Cristo, obtido como modelo de fé e pai zeloso.
O evento foi promovido pela Igreja Católica, em parceria com a prefeitura municipal de Ibiquera e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, pasta liderada pelo secretário Dão de Abreu.
Jornal da Chapada