O município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, permanece com 100% de taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Além disso, 18 novos casos de covid-19 foram registrados em 24h, segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (22).
Desde o início da pandemia, foram confirmados 4.488 casos de infecção por coronavírus em Itaberaba. Desses, 281 estão ativos, 4.138 curados e 69 evoluíram para o quadro de óbito na cidade. Há também 425 casos que seguem em monitoramento e 144 outros enquadrados como suspeitos.
Os bairros da zona urbana com maior número de pessoas com casos ativos de covid-19 são: ‘São João’ (29) e ‘Independente’ (25). Enquanto que, na zona rural, a ‘Vila São Vicente’ aparece com quatro pessoas infectadas pela covid-19. Outros números no boletim epidemiológico nas redes sociais da prefeitura de Itaberaba.
Taxa de Ocupação de Leitos
Os 20 leitos de UTI estão ocupados, representando a taxa máxima de ocupação, no entanto, a ocupação dos leitos clínicos permanece em 45%, visto que dos 20 leitos, nove estão ocupados, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria estadual de Saúde (Sesab-BA).
Vacinação
Na última segunda-feira (22), o prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PP), comentou em suas redes sociais sobre o avanço da imunização da população contra a covid-19.
“Demos mais um importante passo no processo de imunização da nossa população. Iniciamos a vacinação de idosos de 70 a 74 anos. E cada sorriso no rosto dos nossos idosos renova a nossa fé e esperança de que esses tempos difíceis de pandemia vão passar”, ressalta o gestor municipal.
Jornal da Chapada