Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Incêndio no Parque Nacional é extinto graças ao empenho de bombeiros e brigadistas voluntários em Lençóis

Devido à falta de apoio financeiro, os brigadistas precisaram compartilhar os equipamentos durante a ação | FOTO: Divulgação/Brigada Guerreiros da Chapada |

O incêndio florestal que teve início na última terça-feira (23) e atingiu o Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), foi controlado e extinto integralmente na quinta-feira (25) graças ao empenho dos brigadistas voluntários e bombeiros civis e militares da região. Segundo informações, os primeiros focos de incêndio foram identificados na região da Serra do Mandassaia, em Lençóis.

Cerca de 100 brigadistas voluntários e bombeiros civis e militares se deslocaram para o local, se juntando em uma força tarefa para realizar o rescaldo da área e, devido aos esforços, as chamas foram extintas. Atuaram no combate ao incêndio, voluntários da Brigada de Guerreiros da Chapada, do município de Nova Redenção, a Brigada dos Anjos da Chapada, de Seabra, e brigadistas do ICMBio de Paulo Afonso, além da Bral, BVL de Lençóis e outros grupos.

De acordo com o brigadista Robson Alves dos Santos (BC dos Santos), de 43 anos, de Nova Redenção, oito voluntários da Brigada Guerreiro da Chapada no comando de José Raimundo (Bae), se deslocaram com poucos equipamentos e muita bravura para ajudar no combate ao incêndio. “As brigadas com todas as dificuldades são carentes de equipamentos, mas com a união de três grupos compartilhamos de tudo um pouco, soprador, moto serra, facão, enxadas, bombas costais, foices, abafadores e etc…”, ressalta Robson.

Um alojamento improvisado foi montado em uma creche do município de Lençóis para funcionar como ponto de apoio e de descanso para os envolvidos na ação (veja aqui). Além das pessoas que atuam diretamente no combate e planejando, cerca de 30 voluntários se revezaram para apoiar os brigadistas e bombeiros, preparando lanches e refeições que foram feitos com alimentos doados por moradores e entidades da região.

“A nossa vigilância é constante em relação ao Parque Nacional da Chapada Diamantina, e bom zelo pela nossa biodiversidade é a nossa marca registrada, que o nosso exemplo de bravura seja seguido por novas gerações e a gratidão a Deus por mais uma missão realizada com sucesso”, declara o brigadista BC dos Santos, finalizando sua fala.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas