O município de Mucugê, na Chapada Diamantina, anunciou na última quinta-feira (25) a flexibilização do funcionamento das atividades turísticas e comerciais. Com isso, a partir desta segunda-feira (29) o horário de fechamento desses estabelecimentos será ampliando para as 21h, durante todos os dias, sendo aprovada também a extensão para os sábados e domingos.
A decisão foi tomada durante reunião feita na noite da quinta com a participação do Poder Público (Secretaria de Turismo, Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária e Prefeita Municipal), Conselho Municipal de Turismo, Associação Comercial e Turística de Mucugê, Segurança Pública, empresários e comerciantes.
Ainda na reunião ficou acordado que um termo de responsabilidade será assinado por todos se comprometendo a seguir as determinações já previstas em protocolos sanitários. Em caso de descumprimento de determinações do decreto da Vigilância Sanitária, caberá multa e outras sanções.
Dentre as determinações sanitárias estão a utilização de máscara, uso de álcool em gel, obediência da capacidade de pessoas em cada estabelecimento, distanciamento social em bares e restaurantes e demais ações que evitem aglomerações de pessoas na cidade. Além disso, fica proibido o uso e venda de bebida a partir das 21h, uso de som em público, também em fins de semana.
Covid-19
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pelo município de Mucugê nesta sexta-feira (25) são 305 casos confirmados na cidade desde o início da pandemia de covid-19. Desses, 293 são curados, cinco estão ativos, sete evoluíram o quadro e vieram a óbito, 31 seguem em monitoramento e oito casos são enquadrados como suspeitos, conforme o boletim.
A Secretaria Municipal de Saúde de Mucugê informou na última quinta mais três casos testados positivos no município. Os casos são de um paciente do sexo masculino e dois do sexo feminino ambos residentes da ‘Fazenda Licurioba’ – Região de ‘João Correia’. Já nesta sexta, mais um caso positivo foi identificado. Sendo um paciente do sexo feminino, de 43 anos, residente da sede.
Segundo a Secretaria, os pacientes encontram-se com sintomas leves, seguindo o isolamento domiciliar e sendo monitorados pela equipe de saúde.
Jornal da Chapada